Aulas de Espanhol Particulares e In-Company

Utilizamos
Metodologia Comunicativa-Associativa
orientada à ação.

A Metodologia Comunicativa-Associativa é aplicada em nossos cursos através da realização de aulas mais práticas do que teóricas implicadas no processo de ensino-aqprendizagem do aluno.

Se propõem atividades e tarefas que permitem a observação dos fenômenos da língua e o reconhecimento de regras gramaticais e funções comunicativas atuantes durante o processo.  Estas se combinam com atividades controladas e semi-controladas, de maneira a facilitar ao aluno a aquisição das estruturas e funções corretas, além de atividades livres para incentivar e fomentar a fluência na expressão lingüística.

O trabalho dentro e fora das aulas está fundamentado na prática das distintas destrezas: 
     - Destrezas receptivas (compreensão oral e escrita) e 
        interpretação de códigos no verbais;
     - Destrezas produtivas (expressão oral e escrita) e aquelas 
        baseadas na interação e na mediação.
Picture
Também, com a Metodologia Comunicativa-Associativa promovemos a autonomia do aluno no decorrer do seu processo de aprendizagem, uma vez que professor e aluno estabelecem as necessidades e os objetivos das distintas atividades que serão realizadas.

O modelo de língua para nossos cursos se ajusta à norma culta do Espanhol, sem perder de vista a variedade de manifestações que o idioma espanhol tem no mundo.

Cada um dos níveis de conhecimento do Curso de Espanhol abrange:
     - Lingüística (gramática, vocabulário, pronúncia, ortografia)
     - Prática Discursiva (de onde extraímos as estratégias para falar, compreender, escrever e ler em diversas situações)
     - Referentes Culturais (saberes e comportamentos) e Sociais (habilidades e atitudes interculturais)

Nossa proposta metodológica se concibe além de um método propriamente dito: uma inovação do Enfoque Comunicativo, do qual se diferencia pela sua concepção da língua e sua maneira de planejar e organizar as aulas:em forma de tarefas, cujas funções comunicativas vão associadas diretamente a situações da vida real, pessoal ou profissional, do aluno, praticadas dentro e fora do entorno da aula potencializando sua autonomia.

De comum acordo é proposto um objetivo o tarefa final que funciona como motor de todo o trabalho.  A partir dai, se articulam diversos tipos de tarefas capacitadoras (orais e escritas) que vão dando ao aluno as ferramentas necessárias para enfrentar-se com a realidade do produto o tarefa final que deverá concretizar.

Tanto nossa experiência como os resultados obtidos ao longo dos dez últimos anos tem demonstrado que a Metodologia Comunicativa-Associativa utilizada em nossos cursos supõe uma maior implicação do aprendiz na compreensão, produção e interação na língua meta, sendo que paralelamente sua atenção se centra mais no significado do que na forma.

Dita perspectiva metodológica responde, de um modo geral, aos princípios a seguir:
     - Promover o processo de comunicação dentro e fora da aula;
     - Facilitar a transferência da prática em aula às situações reais de comunicação;
     - Responder ao critério de integração das quatro destrezas lingüístico-comunicativas;
     - Incentivar a responsabilidade do aluno e a sua autonomia sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Por outro lado, criamos as condições necessárias para o aprendiz ser capaz de adquirir uma série de capacidades, habilidades e ténicas de comunicação que poderá aplicar em um contexto determinado.  Nesse sentido, o aluno será capaz de comprender e produzir diversos tipos textos, orais e escritos.

Para alcançar estes objetivos, além da língua o aluno deverá também conhecer seu contexto de uso.  Incluimos aqui a comunicação verbal e não verbal, o uso das tecnologias da informação  e aspectos que dizem relação à comunicação em âmbitos de actuação pessoal, profissional e social.

Ao longo do processo de aquisição, damos vez às condições idôneas para produzir a aprendizagem, potencializando as estratégias que o aluno utiliza tanto para aprender como para comunicar-se, autoevaluando seu processo e refletindo no seu resultado.
 

Qual a nossa
principal estratégia?

Ensinar o aluno a...
"aprender  a  aprender"

.


"Si le das un pez a un hombre,
le das de comer un día.
Si le enseñas a pescar,
le das de comer toda su vida"